O SELF é pontual, posto que desprendido de contextos particulares e portanto remodelável por meio da ação metódica e disciplinada. A essa nova maneira de ver o sujeito , desenvolvem-se uma filosofia, uma administração , técnicas organizacionais , destinadas a assegurar seu controle de disciplina. Isso envolve aspectos indiscutivelmente positivos como a possibilidade de maior riqueza social e aprendizado. Seria um erro supor-se um desprendimento total do self. A crise do self moderno é decorrente da radicalização da perspectiva do sujeito , . Este é o ponto crítico... A noção de self desprendido, por estar arraigado em práticas sociais e instituições , é naturalizada. Essa é a razão pela qual não uso o conceito de sistema de Habermas. Ao desvincula-lo das fontes morais que o construíram , Habermas o naturaliza, para ver o self como uma instancia independente do controle humano. O self desprendido disciplinado como uma cabeça sobre o corpo ---- essas idéias germinadas durante séculos de razão calculadora e distanciada e da vontade como auto-responsabilidade, que somadas remetem ao conceito chave de SELF PONTUAL , não lograram dominar a vida prática dos homens até a grande revolução da reforma protestante.
K.M.
a REVOLUÇÃO PROTESTANTE realiza na prática , no espaço do senso comum e da vida cotidiana, a nova noção de virtude ocidental . Daí que a noção de self pontual deva ser acrescida da idéia de ''vida cotidiana '' para a compreensão da configuração moral que nos domina hoje.
ResponderExcluirK.M.
a concepção do trabalho dentro desse contexto vai enfatizar não o que se faz mas COMO se faz o trabalho (DEUS AMA ADVÉRBIOS).
ResponderExcluirK.M.
o princípio da vida cotidiana tem a ver com o potencial democrático da revolução ocidental, posto que implica os ideais da igualdade e benevolência em relação aos outros. Em vez da ''honra pré-moderna'', que pressupõe distinção e privilégio, a DIGNIDADE pressupõe um reconhecimento universal entre iguais.
ResponderExcluirK.M.
Muitos consideram este um ''belo pensamento '' , mas, na verdade, o potencial patológico desse desenvolvimento é que paradoxalmente, seu próprio sucesso e rápida institucionalização levaram a um ''esquecimento'' das fontes morais que o constituíram originalmente. Nesse sentido, é podemos dizer depreciativamente que o conjunto de práticas cotidianas e institucionais foi NATURALIZADO. No naturalismo , o principio de autocontrole define a forma específica moderna como as noções de autonomia e liberdade são percebidas : ligadas à noção de EFICIÊNCIA ,PODER, RAZÃO INSTRUMENTAL, NEUTRALIDADE E PROCEDURALISMO PURO.
ResponderExcluirK.M.
SE toda a história do Ocidente fosse a história do NATURALISMO , teríamos a ver aqui mais com uma narrativa da decadência do Ocidente. Mas uma outra possibilidade aberta pelo mesmo princípio da interioridade que já havia forjado o naturalismo é o que alguns estudiosos, como Taylor, chama de ''EXPRESSIVISMO ''
ResponderExcluirK.M.