A filosofia hoje não está mais em posse de verdades metafísicas. Quase tanto quanto as ciências, ela se refugiou no FALIBILISMO de um processo de pesquisa acadêmico que se desenrola no terreno movediço de uma argumentação jamais infensa à revisão . Hoje, os pesquisadores do comportamento ou os ''físicos filosofantes '' apelam para a cultura de massas para instarem sínteses populares duvidosas ao modo de imagem do mundo , diante das quais não consigo esconder meu ceticismo particular. Mesmo assim, a filosofia pode gabar-se de continuar mantendo (mais que a ciência ) uma relação mais íntima com o senso comum, quando necessário, e tbm com o mundo da vida. Continua cabendo a ela um papel de intérprete no intercâmbio entre as culturas autonomizadas de especialistas e o cotidiano. Visto que a ciência, a moral e a arte ganharam como culturas de especialistas uma grande independência e desenvolveram uma vida institucional própria, tornou-se cada vez mais urgente, como reação a esse distanciamento , a necessidade de mediar teoria e p ráxis , eticidade e vida, se visa ao mesmo tempo ponto de referência da prática comunicativa cotidiana. Antigamente, isso foi chamado de necessidade de ESclarecimento, de esclarecimentos sobre os campos de interesses coletivos e os próprios interesses individuais ; e para isso a filosofia parece estar ainda mais bem armada que as demais disciplinas. Obviamente, abstenho-me aqui de qualquer tentativa de erigir uma definição coletiva de ''pensador'' ou filósofo por método de ''indigitação '' ---- enumerando habilidades, ocupações, atitudes, tipos biográficos, etc, o quais num tempo ou sociedade dada, podem reivindicar pertencer, ou são pensados como pertencentes, a uma ''categoria ''. DE resto, a filosofia, no interior das ciências humanas, pode assumir o papel de um guardião de lugar que mantém abertos os questionamentos universalistas, instando por estratégias teóricas ousadas , produzindo subsídios para uma análise dos fundamentos racionais do conhecimento, da fala, da ação, etc. Nesse sentido, as reflexões filosoficas permaneceram presentes tbm nas pesquisas do meu âmbito de investigação. Nietzsche representa um papel importante aqui : mediante as recepções de Heidegger, Derridá e Deleuze, Nietzsche voltou a tornar-se virulento em termos de visão de mundo ou mesmo como discurso filosófico ou poético. Hoje Nietzsche influi mais não com diversos discernimentos próprios da crítica da ideologia ou epistemológicos, mas tbm como o autor de Zaratustra, e principalmente, como autor de O Nascimento da Tragédia. Ou seja, como pensador dionisíaco que ''ajusta as contas '' com o Ocidente.
K.M.
;foi o mais grosseiro erro que se cometeu , a verdadeira fatalidade do erro sobre a terra; nas formas da razão acreditaram encontrar um critério da realidade, quando apenas tinham nessas formas um meio para se assenhorearem da realidade a fim de se ''equivocarem '' com a realidade de formas mais inteligente.
ResponderExcluirK.M.
Criaram uma confusão do dogmatismo ideal com o conhecimento geral. E eis queo mundo tornou-se FALSO , exatamente devido às qualidades que CONSTITUEM SUA REALIDADE ---- a mutação, o DEVIR , a multiplicidade, os contrastes e as contradições mais ou menos insolúveis. Até a guerra... desde então está aí toda a fatalidade.
ResponderExcluirK.M.
Mas até que ponto o Nietszche ideologicamente explorado desempenha hoje um papel é temerário responder. É certo que alguns fãs ilustres de Nietzsche rastejaram para fora dos seus esconderijos nas últimas décadas a fim de anunciar publicamente o que eles tinham dentro da cabeça desde sempre em termos de fantasias elitistas. Mas o Nietzsche mediado por Deleuze e Derridá (e muitos outros ) na França é antes o ''esteticista '' , lúdico , bastante crítico no hábito, mesmo que hostil à razão por consequência.
ResponderExcluirK.M.
É preciso levar bastante a sério todas essas ''recepções ''
ResponderExcluirAssim como a principal, de Martin Heidegger, que de 1936 à 1940 consagra quase todos os seus cursos à Nietszche . Esse ensinamento se liga intimamente ao seu envolvimento oficial nos projetos de edição do s Arquivos Nietzsche de Weimaro qual se pode afirmar que se constitui na principal contribuição de Heidegger para a progressiva extensão do nacional-socialismo na filosofia.
ResponderExcluirK.M.
Instituição fundada por Elisabeth Foster-Nietzsche, os Arquivos Nietzsche de Weimar tornaram-se oficialmente, a partir de 1933 , um local culto para o novo regime . Uma semana depois de sua entronização, Hitler veio se fazer fotografar aolado do busto de Nietszche e passou a sustentar diretamente a instituição.
ResponderExcluirK.M.
Durante oito anos , de 1935 à 1942 , Heidegger foi membro da ''comissão científica paraa edição integral (Gesamtausgabe ) histórica e crítica das obras e cartas de Nietszche .
ResponderExcluirK.M.