quarta-feira, 12 de abril de 2017
Muito estimado Senhor Einhauser !
É com prazer que respondo sua solicitação e emito minha avaliação sobre o que se segue . Honigswald provém da escola do Neokantismo, que defendeu uma filosofia que se situou sob a capa do liberalismo. A essência do homem foi dissolvida, ali , em uma consciência em livre suspensão, e esta, afinal de contas, foi diluído em uma razão mundial lógica e universal. No caminho, sob a aparência de um fundamento mais rigorosamente filosófico e científico, acabou se desviando da visão do homem em seu enraizamento histórico e de sua tradição proveniente do povo, do sangue e do solo. Isto foi acompanhado de um recalque deliberado de todo questionamento metafísico, e o homem só valeria, apartir de então, como servidor de uma cultura mundial indiferente e universal. É dessa posição de fundo que emanam os escritos e , visivelmente , tbm toda a atividade de ensino de Honigswald . E deve-se acrescentar que é precisamente ele que se bate pelo pensamento do neokantismo como uma sutileza particularmente perigosa e uma dialética que gira no vazio. O perigo consiste, antes de tudo, no fato de que essa agitação suscita a impressão da maior objetividade e de um saber mais rigoroso, e que já enganou e desviou numerosos jovens . Ainda considero a nomeação desse homem para a Universidade de Munique como um escândalo, que só pode ser explicado pelo fato de que o sistema católico concede sua predileção à semelhantes pessoas, que são aparentemente indiferentes em relação à visão de mundo, pois não representam riscos em relação à esforços autênticos , e que são, no sentido bem conhecido, ''liberais -objetivistas ''. HEIL HITLER !
Seu dedicado Heidegger.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ao ler esse relatório sobre Honigswald, vê-se melhor o que era visado por Heidegger quando, tanto na conclusão de suas conferências de Cassel quanto no parágrafo 77 de Ser e Tempo, citava a frase do Conde Yorck segundo o qual o ''homem moderno '', isto é ,'' o homem desde a Renascença, é bom para ser enterrado ''No relatório em que H. denuncia Honigswald, a razão lógica e universal é apresentada como uma ameaça para a essência do homem. De outro lado, vê-se na carta também o gosto de Heidegger pela delação, que visa um colega cujo posto ele almeja. O relatório de Heidegger tem consequências, já Honigswald é expulso da Universidade de Munique. E quando Heidegger percebe que a cátedra de Munique está vaga, ele considera ser o momento perfeito para ser nomeado, pois em Munique estará mais perto de Hitler.
ResponderExcluirK.M.
Quanto ao uso da palavra ''Verjudung '' é o que se pode ter de pior em ma´teria de anti-semitismo.Um decalque perfeito do discurso de Hitler, que primeira parte de Mein Kampf fala das ''UNIVERSIDADE ENJUDEUSADAS'' (verjudeten Universitaten )
ResponderExcluirK.M.